"O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir." Milton Santos - Geógrafo..

terça-feira, 21 de setembro de 2010

GUIA DE REGRAS - MINIONU MARISTA 2010


Informações fundamentais para um bom desempenho nas negociações

É fundamental para o delegado que está representando um país, conhecê-lo bem. A melhor opção é elaborar um esquema de estudo, e uma coleta de dados, uma vez que essas informações serão tomadas como base para estruturar os discursos durante as negociações.
Esses conhecimentos básicos compreendem tanto elementos culturais como geográficos, econômicos e políticos. Faça um paralelo da região em que o país está localizado, sua relação com os países vizinhos (comerciais e culturais) bem como sua projeção na região.
É essencial ter conhecimentos básicos como sistema político, nome do presidente do país e do ministro de relações exteriores, nível de desenvolvimento, PIB, índices sociais (desemprego, taxa de pobreza), base da economia, religião predominante e os principais problemas internos e externos.
A segunda etapa da pesquisa consiste em conhecer o comitê que você irá trabalhar. É muito importante saber as principais funções, processos de votação, documentos que são elaborados (resolução ou declaração), sede e data de fundação bem como quais os paises-membros desse comitê a fim de traçar um rápido perfil do que poderá acontecer nas negociações, quem serão seus aliados e com quem o debate poderá ficar mais acirrado.
A terceira etapa consiste em estudar bem o tema que será debatido dentro do seu comitê e conhecer a posição do seu país em relação a ele, no cenário internacional. Com base nesse estudo será elaborado o seu documento de posição bem como o discurso que deverá ser feito, dentro do comitê, no início da primeira sessão.

Regras de representação

Durantes as negociações, os delegados devem manter uma postura de respeito e cordialidade com os demais representantes, atuando sempre com base nos princípios da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional.
Quanto à vestimenta, se mostra necessária o uso de roupas formais (terno e gravata para os homens e vestido para as mulheres), ou se preferir, o uso de roupas típicas dos países na qual irá fazer a devida representação. Para que o modelo seja concluído com êxito, pedimos encarecidamente aos delegados que zelem pelo ambiente no qual serão simulados os debates.
Por se tratar das Nações Unidas, não serão admitidas bandeiras dos respectivos países dentro das salas de debate a não ser a própria bandeira da ONU, a do país, da cidade e da escola que sedia o encontro.
Não será permitida a ausência do representante do país ou comissão, bem como sua retirada do Teatro Mestrinho, a não ser previamente autorizado.

Deveres dos Diretores

1)    Informar aos Membros da Organização qualquer fato que esteja em inconformidade com as regras;
2)    Conhecer as regras de procedimento do comitê;
3)    Zelar pelo bom andamento do procedimento do comitê;
4)    Cuidar do material que é fornecido pelo Mini ONU;
5)    Tratar com respeito todos os demais participantes do Mini ONU;
6)    Atender às solicitações dos Membros da Organização.

Deveres do Delegado

1)    Respeitar a mesa diretora, tendo em mente que suas decisões são soberanas;
2)    Realizar os debates não moderados dentro das salas dos comitês;
3)    Encaminhas as reclamações ao diretor de seu comitê, que por sua vez deverá dirigir-se aos membros da organização;
4)    Evitar conversar próximas às salas dos comitês;
5)    Evitar deixar qualquer material dentro das salas, a comissão organizadora não se responsabiliza por objetos deixados nas salas dos comitês;
6)    Cuidar do material que é fornecido pelo Mini ONU;
7)    Conhecer o tema discutido e as normas de procedimento adotadas pelo comitê;
8)    Tratar com respeito todos os demais participantes do Mini ONU.

Tratar com respeito significa aceitar uma opinião contrária, respeitando as decisões de cada país ou comitê.


Regras de procedimento
1)    Cada delegado receberá um crachá contendo nome, comitê e país.
2)    Pedimos a utilização do crachá o tempo todo durante o debate.
3)    Os países se apresentaram no Tetro Mestrinho em conjunto, não sendo permitido que membros de outros países se misturem durante as apresentações das comissões.
4)    Será permitido o debate livre durante o intervalo do café.
5)    A língua portuguesa será utilizada como língua oficial do Mini ONU. Entretanto, serão aceitos termos em outros idiomas, preferencialmente o inglês.
6)    O minuto de silêncio será aceito logo após o inicio das sessões, solicitado tanto pelos diretores como pelos delegados. O minuto de silêncio se refere a acontecimentos recentes, orações ou homenagens a “de cujos”.

Documentações e Terminologia

As sessões são compostas basicamente por três partes: debates, elaboração dos documentos e aprovação do documento final que ser uma resolução, um protocolo, ou então uma declaração.
As sessões se iniciam sempre com um membro da mesa diretora abrindo os trabalhos e procedendo com a chamada para o reconhecimento dos delegados presentes. Enfatizamos que somente podem se pronunciar nas sessões, delegados devidamente reconhecidos pela mesa diretora. Não será necessária a abertura de moções para solicitar o reconhecimento de delegados que, por qualquer motivo, não estiverem presentes no momento da chamada. A mesa fará o reconhecimento imediato.
Após a abertura da sessão e a finalização da lista de chamada, o presidente da mesa anuncia aos representantes, o número de presentes, indicando a maioria simples e a maioria qualificada que serão utilizados nas votações. Esse procedimento será repetido em todas as sessões.
O quorum para o inicio das sessões é de pelo menos um terço dos representantes credenciados para o comitê.
Os trabalhos da primeira sessão começam com a exposição do documento de posição (três minutos), por parte de cada um dos representantes, de forma a torná-lo público. A partir de então, os mesmos permanecem em posse da mesa diretora e podem ser consultados por qualquer delegado que esteja presente e devidamente reconhecido para a sessão. A ordem para o início da leitura será a critério da mesa diretora.

Debates

Durante os debates, os delegados podem utilizar diversas estratégias; porém, sempre sob as orientações e a mediação da mesa diretora que estará muito atenta ao que esta sendo exposto pelos embaixadores, inclusive para avaliar as moções que poderão surgir no período. Por essa razão, é importantíssimo o bom domínio e conhecimento das ferramentas permitidas para um bom desempenho nas negociações.
O tempo de discurso médio pré-determinado será de 2 minutos, porém, podem-se fazer propostas durante os debates para sua redução ou aumento.
Caso o delegado não utilize todo o seu tempo de discurso, esse tempo pode ser cedido em três situações:
1. Cessão a outros delegados: o delegado pode ceder o restante de seu tempo para outros delegados reconhecidos na sessão;
2. Cessão à mesa diretora: o delegado pode ceder o restante de seu tempo à mesa diretora;
3. Cessão de tempo a perguntas: o delegado pode ceder o seu tempo a perguntas. Nesse caso, o tempo disponível para a formulação destas será de 30 segundos. A mesa, após verificar quem deseja se pronunciar, escolhe o pais que poderá fazer a pergunta.

Lista de Oradores

Durante o debate, uma Lista de Oradores estará aberta para que os delegados interessados se inscrevam a fim de poder discursar e expressar a opinião de seu país. A lista é a base de todo o debate e só será sobreposta nos casos de introdução de Projetos de Resolução e também se houver necessidade da abertura de Listas dos Oradores em separado para a discussão de questões procedimentais e emendas. Para se inscrever na lista, o delegado deve fazer contato visual ou levantar a sua placa para o diretor responsável localizado próximo a lousa. Os diretores que deverão divulgar quais os países que estão nela inscritos.
Não será admitido o discurso daqueles que não estiverem inscritos na lista de oradores. Para poder expressar sua opinião faz-se necessária a inscrição na lista, assim como descrito no tópico acima. Utilizar-se-á a ordem de inscrição como critério de organização para os debates formais.
Caso o delegado não utilize o tempo perfeito em seu discurso (2 minutos), poder-se-á ceder a outros delegados, a perguntas ou para a mesa diretora. Caso outro delegado aceite a cessão do tempo, o mesmo utilizará o tempo restante. A mesa diretora estipulará o tempo de discurso no início das sessões, entretanto este tempo poderá ser alterado (para mais ou para menos) de acordo com o delegado, que, por sua vez, terá de justificar sua proposição.
Para que o tempo seja efetivamente alterado, a maioria simples deverá votar a favor.



Questões

Utilizada pelos representantes para assunto que não se relacionam diretamente ao debate. Podem ser:

Questão de Privilégio Pessoal: A questão de privilégio pessoal refere-se a situações em que o delegado se sente desconfortável com o pronunciamento de outro delegado, seja porque ao esteja ouvindo ou porque está sendo desrespeitado como pessoa. A mesa diretora julgará e verificará se a mesma procede ou não. O delegado poderá pedir questão de privilégio pessoal a qualquer instante do debate, entretanto, terá de respeitar o pronunciamento do delegado que está a discursar.

Questão de Ordem: Refere-se à observância do mau uso das regras do comitê. Assim como a questão de Privilégio Pessoal, a mesa diretora julgará se a questão procede ou não.

Questão de Informação: Será utilizada quando o delegado necessita sanar duvidas que não estejam previstas nos itens de questão acima.

Reunião em grupos

Outra forma de debate será a de reunião em grupos. Também proposta através de moção e votos a favor por maioria simples, é o debate que não conta com a moderação da mesa diretora e poderá ser efetuada dentro e fora de sala. Geralmente é utilizada a reunião em grupos para escrever projetos de resolução ou para firmar alianças e acertar incongruências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário