"O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir." Milton Santos - Geógrafo..

quinta-feira, 31 de março de 2011

Nova imagem da Terra

Europeus fornecem a mais exata imagem da gravidade na Terra


Dados enviados por satélite à ESA (Agência Espacial Europeia), durante dois anos, possibilitaram o estudo preciso da gravidade do planeta Terra de uma forma inédita.
Os cientistas agora detêm um dos mais exatos modelos geoide (forma mais aproximada do nosso planeta, visto que ele não é totalmente redondo) do lugar onde vivemos.




Modelo da gravidade na Terra fornecerá dados oceanográficos e da estrutura interna do planeta

A imagem foi divulgada nesta quarta-feira durante uma conferência em Munique (Alemanha).
O geoide é uma superfície projetada da Terra e nesta apresentada pela ESA se considerou sua gravidade sem a ação de marés e correntes oceânicas.
O modelo serve como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, o que pode abrir precedente para entender com maior profundidade as mudanças climáticas.
Além desses dados oceanográficos, também servirá para o estudo da estrutura interna do planeta --como os processos que levam à formação de terremotos de grande magnitude e que podem provocar danos devastadores, como aconteceu com o Japão no sismo de 11 de março.
Do espaço, é praticamente impossível para os satélites observarem a dinâmica dos tremores, visto que o movimento das placas tectônicas ocorrem abaixo do nível dos oceanos.
Contudo, explica a ESA em seu site, os tremores costumam deixar um "rastro" na gravidade do planeta, o que pode ajudar a entender o mecanismo de um terremoto e, quem sabe, antecipar sua ocorrência.



quinta-feira, 24 de março de 2011

OTAN

Saiba o que é a Otan

Organização do Tratado do Atlântico Norte reúne 28 países.
Ela vai assumir o comando da zona de exclusão aérea sobre a Líbia.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deve assumir o controle da zona de exclusão aérea sobre a Líbia de Kadhafi, informou nesta quinta-feira (24) seu secretário-geral, Anders Fogh Rasmussen.
A Otan é uma organização militar comum de defesa, contando, atualmente, com 28 países-membros.
Ela foi criada por um tratado assinado no dia 4 de abril de 1949 em Washington.
A organização tinha como objetivo inicial servir de proteção contra a ameaça soviética e é baseada no princípio da solidariedade mútua entre seus membros. Hoje, o próprio presidente russo, Dimitri Medvedev, participa da reunião de cúpula.
Sede da Otan, em Bruxelas, em foto de 7 de abril de 2009 (Foto: AP) 
Sede da Otan, na Bélgica, em foto de 7 de abril de 2009 (Foto: AP)

A seus 12 fundadores (Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Reino Unido, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Holanda, Portugal), se somaram, com os anos, sete países: Grécia, Turquia, Alemanha, Espanha, Polônia, Hungria e República Tcheca.
Em março de 2004, uma segunda leva de sete países chegou à aliança: Lituânia, Estônia, Letônia, Eslováquia, Eslovênia, Bulgária e Romênia.
Dois outros países, Albânia e Croácia, entram no clube na cúpula do 60º aniversário da Otan, em 2009.
O artigo 5 do tratado da Otan constitui a espinha dorsal da organização. Ele estipula que qualquer ataque contra um dos países membros será considerado um ataque contra todos.
Pela primeira vez desde a criação da Otan, os aliados invocaram este artigo em 2001 para marcar seu apoio aos Estados Unidos no dia seguinte aos atentados terroristas de 11 de setembro.
A sede da Otan foi primeiro em Londres, depois em Paris, e enfim em Bruxelas desde 1966. Seu comando militar (SHAPE) está situado em Mons (Bélgica).
O órgão principal de decisão da Otan é o Conselho do Atlântico Norte, no setor político.
A França, que é um membro fundador da Otan, retirou-se da estrutura militar de comando em 1966, em seguida a uma decisão do general Charles de Gaulle, mas anunciou sua volta em 2008 e a concretizou em 2009.

Mapa mostra os integrantes da aliança. 
Mapa mostra os integrantes da aliança. (Foto: Arte G1)
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/saiba-o-que-e-otan.html

ORIENTE MÉDIO

A INSATISFAÇÃO QUE ESTÁ FORJANDO UM NOVO MUNDO ÁRABE

Revoltas mostram que nenhum líder árabe está seguro no momento.
 
Passaram-se somente cerca de dois meses desde que os primeiros protestos começaram na Tunísia, após a morte de um jovem desesperado que ateou fogo a si mesmo porque a polícia o impediu de vender frutas e vegetais.
Desde então, os presidentes da Tunísia e do Egito se foram.
Os manifestantes aprenderam que, se pressionarem, se superarem o medo da polícia, coisas extraordinárias podem acontecer.
Um dos líderes dos protestos no Cairo me disse que antes da primeira manifestação em 25 de janeiro, ele pensou que eles durariam cinco minutos - isto foi exatamente o que ele disse - antes de que fossem pegos pela polícia.
Não me incomodo de admitir que, no dia seguinte, quando fui ao Cairo, achei que o governo do presidente Mubarak seria muito forte para os manifestantes, mas não foi.
Agora está claro que nenhum governante árabe pode se permitir sentir-se seguro. E os protestos no Irã também recomeçaram.
As autoridades iranianas, e as autoridades árabes no Iêmen, na Líbia, na Algéria e em Bahrein estão enfrentando os manifestantes. Outros líderes, e suas polícias secretas, se perguntam quando as manifestações vão começar em seus países.
Em cada país, as pessoas tem suas próprias razões para estarem insatisfeitas. Mas eles tem características em comum.
Uma destas características é ter governos que são repressores, em maior ou menor grau.
Outra é a frustração das populações jovens, que sabem cada vez mais sobre o mundo exterior do que a geração anterior a eles.

Sem tabus
A opinião popular no Oriente Médio árabe só emergiu há cerca de 50 anos, através de rádios que ficavam em cafés e praças públicas de cidades pequenas, geralmente estavam sintonizados em transmissões altamente partidárias vindas do Cairo.
Os líderes concluíram que eles podiam manipular a maneira como as pessoas pensavam, mas não podem mais.
Desde meados dos anos 1990, os canais de televisão via satélite que transmitem para diversos países árabes vem destruindo tabus sobre o que pode ser discutido pelas pessoas.
E agora, o crescimento das redes sociais significa que qualquer um pode participar das discussões.
Países não podem mais ser fechados, mas seus governantes continuam a se comportar como se ainda fosse 1960.
Muitos olhos agora estão em Bahrein. Por anos, a família real sunita tentou aumentar seu controle sobre uma população que é 70% xiita.
Eles trouxeram sunitas de outros países para mudar a proporção da população. Os sunitas que chegaram ao país receberam passaportes e outros benefícios que incluem empregos nas forças de segurança.
Bahrein está ligado ao nordeste da Arábia Saudita por uma estrada.
Conflitos entre os xiitas bairenitas preocupam a família real saudita. A região nordeste do país, que é onde está a maior parte do petróleo, tem uma grande população xiita e é considerada uma espécie de "quinta coluna" dos governantes xiitas do Irã - ainda que sem muitas evidências.
Talvez a família real saudita deva ficar nervosa. Tanto o rei quanto princípe estão velhos e doentes.
Antes do início dos protestos dos países árabes a Arábia Saudita já estava se preocupando com a transferência de poder para a próxima geração de príncipes.
Se os sauditas estão preocupados, imagine os cálculos que estão sendo feitos em Washington, em Londres e em outras capitais do ocidente.
Por muitos anos países que se orgulharam da democracia e dos direitos humanos apoiaram regimes não democráticos que, em graus diferentes, oprimiam seus povos. Foi uma hipocrisia diplomática conveniente.
Mas agora, os países do ocidente terão que lidar com um novo Oriente Médio. E neste momento, ninguém tem nenhuma ideia de como ele vai ser.
 
Uol Notícias

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, fotos mostram disparidades no consumo.

O acesso à água potável ainda é um desafio diário para grande parte das populações do mundo.
Compiladas pela BBC para o Dia Mundial da Água, nesta terça-feira, as imagens mostram diferenças entre países onde a água é um bem facilmente acessível e outros onde obter o recurso é uma tarefa arriscada e difícil.

Apesar das inúmeras fontes naturais de água no mundo --rios e lagos, em geleiras e aquíferos, chuva e neve--, a quantidade de água que diferentes países conseguem extrair para fornecer a seus cidadãos varia bastante.
Um estudo da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) identificou países onde a demanda por água excede a oferta natural do recurso. Segundo a organização, essas nações fazem maior pressão sobre as fontes de água doce.
No topo da lista dos que mais utilizam o recurso está a península árabe, onde a demanda por água doce excede em 500% a disponibilidade na região.
Isso significa custos adicionais para que a água seja trazida de fora -- por caminhões-pipa ou aquedutos ou por meio da dessalinização.

Países como o Paquistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão também estão muito próximos de utilizar 100% de sua oferta de água doce, assim como o Irã, que usa 70% de seus recursos hídricos.
De acordo com os dados da FAO, o norte da África é outra área sob pressão, em que a Líbia e o Egito particularmente são afetados. A região possui somente metade da água doce que os países consomem.
ÁGUA DOCE

Mas a maior pressão sobre as fontes de água doce não está necessariamente nos lugares mais secos, e sim em regiões com o maior percentual da população global.
O sul da Ásia, por exemplo, consome quase 57% de sua água doce, mas abriga quase um terço da população mundial. Situações que alterem a distribuição de água nessa região --causadas por mudanças climáticas, pelo aumento do número de terras irrigadas ou pelo aumento do uso geral de água-- ameaçam a vida de bilhões.
No leste da Ásia o consumo proporcional é menor --os países da região usam em média apenas 20% das suas reservas hídricas. No entanto, um terço da população do mundo vive ali.
O Brasil consome 0,72% da sua água doce renovável ou 331,48 metros cúbicos por habitante a cada ano, segundo a FAO. No entanto, 0,4% são exclusivos para a agricultura.

Mulher caminha em média dois quilômetros, todos os dias, para obter água em vila indiana

 Na sede do Partido Comunista do Vietnã, água engarrafada é considerada sinal de prestígio

 Em aldeias e pequenas cidades em Mianmar, população depende da água de lagos e rios

Em Cuba, 91% da população têm acesso à água potável, mas seca está causando problemas no fornecimento
Garota de 12 anos recolhe água de uma estação de tratamento, na vila de Comilla, em Bangladesh

 O Níger é um dos países mais secos da África subssaariana; mulheres e crianças tiram água de poço

 Em Cingapura, água potável encanada é considerada um luxo 

 Brasil é o quarto consumidor de água engarrafada do mundo; as opções luxo custam até R$ 14

sábado, 19 de março de 2011

SUPER LUA CHEIA


A variação no tamanho aparente da Lua acontece porque a órbita do nosso satélite ao redor da Terra não é uma circunferência perfeita e sim uma elipse com a Terra posicionada num dos focos, como pode ser visto na ilustração abaixo.




Sendo assim, nesta órbita "oval", enquanto translada ao redor do nosso planeta, a Lua pode ficar mais perto ou mais longe da Terra . O ponto mais perto é o perigeu e o mais longe o apogeu.
A distância média Terra-Lua, medida entre os centros dos astros, é de cerca de 384000 km. Mas no perigeu a Lua fica mais próxima, a apenas 363000 km (aproximadamente) da Terra. No apogeu esta distância cresce para mais ou menos uns 405000 km.  Por conta disso, o tamanho aparente do disco lunar pode variar entre 0,49 até 0,55 grau.
Quando coincide da Lua estar na fase cheia (com a face iluminada voltada para a Terra) e a sua posição orbital ser próxima do perigeu, a Lua Cheia fica "mais cheia", ou seja, visualmente maior, atingindo 0,55 grau de diâmetro aparente.



Assim, como visto na imagem acima, a Lua Cheia no perigeu costuma ser cerca de 12% maior do que a Lua Cheia no apogeu. E, mais próxima da Terra, o brilho lunar relativo fica bem maior.
A última vez em que a Lua esteve assim tão grande foi em março de 1993. 
Lua mais perto da Terra não oferece perigo de catástrofes?
Não, embora seja verdade que, estando a Lua mais próxima da Terra, a atração gravitacional entre os dois astros aumente segundo a Lei da Gravitação Universal de Newton mostrada logo abaixo.



Na expressão acima, M é massa da Terra e m a massa da Lua. E r é a distância entre os dois astros, medida de centro a centro.  Note que a força gravitacional F depende do inverso do quadrado da distância (1/r²). Assim, se r diminui, a atração F aumenta. G é uma constante universal que apenas "ajusta" os cálculos.
Por conta da aproximação Terra-Lua neste sábado (19/03/11), esperamos uma maré ligeiramente mais alta, algo entre 10 cm a 15 cm. Nada mais do que isso. E portanto, não há o que temer!

A melhor hora para observar o fenômeno

Lua cheia surge atrás do templo de Posseidon (Atenas, na Grécia)

A super Lua Cheia no perigeu dura a noite toda. É só esperar a Lua nascer e acompanhá-la até o outro lado quando o dia clarear.
Mas você já deve ter notado que quanto mais perto do horizonte, maior é a sensação de tamanho da Lua. Não é mesmo?
Isso é, na verdade, uma ilusão. E ocorre porque a Lua, por trás da paisagem superficial terrestre, parece ser muito maior. É uma interpretação subjetiva do nosso cérebro. Mas o efeito prático é bem bacana! A foto acima que mostra a Lua Cheia nascendo por trás do templo de Posseidon em Atenas, Grécia, é bem didática e comprova o que estou dizendo. Em comparação com o templo a Lua parece ser gigante, não é mesmo?
Na verdade, quando a Lua está a 90 graus do horizonte, no ponto mais alto do céu, ela fica ainda mais perto de um observador O na superfície da Terra. Para entender melhor como pode ser isso, veja a ilustração a seguir que, de propósito, está fora de escala.
Comparação de distâncias Terra-Lua (d no nascer e d' com a Lua alta no céu)

A distância Terra-Lua (medida centro a centro dos astros) é d. Mas note que a Lua alta no céu esta mais perto do observador O exatamente um raio terrestre R = 6400 km (valor aproximado)! Assim, a distância entre o observador O e o centro da Lua é d' = d - R.
No perigeu a distância Terra-Lua (entre os centros destes astros), com eu já disse, é mínima e vale d = 363000 km. Com a Lua alta no céu, subtraindo um raio terrestre, encontramos d' = d - R = 363000 - 6400 = 356600 km.  Quando a Lua estiver bem alta no céu no próximo sábado ela ficará ainda mais perto de um observador O na superfície da Terra, a "apenas" 356600 km.  Neste momento teremos um ganho de mais 2% no tamanho aparente lunar, ou seja, a Lua Cheia no perigeu ficará 14% maior do que no apogeu. E seu brilho relativo pode ser até 30% maior! 
Este observador pode ser você, eu, qualquer um que queira ver o nosso satélite com brilho bem forte e capaz de iluminar de forma mais eficiente a superfície escura da noite terrestre. Por outro lado, com a Lua bem alta, não teremos nenhum objeto terrestre por trás dela para comparação visual. O efeito ilusório da Lua nascendo gigante não mais existe. Esse ganho extra de 2% de tamanho aparente é quase imperceptível. Por isso, a melhor hora para observar a Lua Cheia continua sendo no seu nascer, quando ela está mais perto do horizonte.

http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/

quinta-feira, 17 de março de 2011

Grupos Radicais e Terroristas


1 - PERU

- SENDERO LUMINOSO

- MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO TUPAC AMAPU
Grupos radicais formados durante as ditaduras militares na América - Guerra Fria - que lutavam e lutam contra os governos peruanos apoiados pelos EUA. Sofreram duros golpes durante o governo Fujimori.

2 - COLÔMBIA

- FARC’S - ( FORÇA ARMADA REVOLUCIONÁRIA COLOMBIANA)
Grupos guerrilheiros, inicialmente de tendência marxista, que já ocupa 40% do território colombiano. Vinculados com o narcotráfico. Recentemente os EUA, interessados na região amazônica, investiram recursos no combate ao narcotráfico.

3 - LÍBIA

- HEZBOLAH
Grupo radical libanês que luta contra a ocupação israelense no sul do Líbano. Esse grupo é sustentado principalmente pela Síria - Grupo islâmico.

4 - FILIPINAS

- FRENTE MORO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL - ILHA DE MINDANAO Islâmicos tentando separar-se das Filipinas ( maioria católica). Desde 1972 ocorreram 120 mil mortes. Em 1996 é assinado um acordo de paz. A autonomia da ilha é reconhecida em 1989.
Combatentes continuam lutando contra as Filipinas em outro Grupo ( FMIL ) FRENTE MORO ISLÂMICA DE LIBERTAÇÃO.

- ABU SAYYAF "PAI DA ESPADA"
Grupo islâmico que recentemente seqüestrou 21 pessoas ( 10 turistas ) - ano 2000. Exigem a libertação de 3 muçulmanos presos nos EUA.

5 - IRÃ

- MUJAHEDIN KHALQ
Grupo de esquerda (comunista), no Irã, luta contra os xiitas do Aiatolá ( Guarda Revolucionária).
Perdem vários conflitos para o poder teocrático e apelam para o terrorismo, dentro do país, matando várias lideranças do governo.

6 - ÁFRICA DO SUL

- PAGAD
Grupo contra Gangsterismo e Drogas.

7 - FRANÇA

- ARMATA CORSA - ( FRENTE NACIONAL DA LIBERTAÇÃO DA CÓRSEGA - Ilha localizada no mar Mediterrâneo) Exigem maior autonomia e o reconhecimento da língua corsa como oficial.
Grupo separatista.

8 - TERRITÓRIOS PALESTINOS

- FRENTE DEMOCRÁTICA PARA A LIBERTAÇÃO DA PALESTINA (FDLP)

- FRENTE POPULAR PARA A LIBERTAÇÃO DA PALESTINA (FPLP) Lutam a favor da criação do Estado da Palestina e contra a ocupação israelense na região.

- HAMAS - Grupo extremista contrário a existência do Estado de Israel e ao processo de paz entre árabes e israelenses. Foi criado em 1987 a partir da intifada ( revolta palestina contra a ocupação israelense). Grupo terrorista.

- JIHAD ISLÂMICA - Formado por jovens palestinos em 1980 no Egito. Grupo terrorista que visa impedir os acordos de paz entre a OLP (liderada por Yasser Arafat) e o Estado de Israel.

9 - ESPANHA

- ETA - ( PÁTRIA BASCA E LIBERDADE)
Grupo Basco fundado em 1959, que luta pela transformação do país Basco, que ocupa áreas da Espanha e da França, em Estado independente. Grupo terrorista.

10 - IRLANDA DO NORTE

- IRA - EXÉRCITO REPUBLICANO IRLANDÊS Organização católica, terrorista, da Irlanda do Norte, que começou a atuar nos anos 60. A Irlanda do Norte tem a maioria de protestantes ( 60% da população), que querem que a região continue ligada ao Reino Unido. Os nacionalistas, católicos, querem a reunificação com a Irlanda do Sul ( maioria católica). O IRA luta contra a ligação ao Reino Unido.

11 - SRI LANKA

- TIGRES DA LIBERTAÇÃO DO EILAM TÂMIL (LTTE) A história recente do SRI LANKA é marcada pelo confronto entre cingaleses e tâmeis. Governos consecutivos privilegiam os cingaleses em educação e no acesso a empregos públicos. Em 1956 o cingalês é declarado a língua oficial da região. As rebeliões Tâmeis se sucedem. O LTTE é um grupo radical que luta pela aceitação da minoria tâmil no Sri Lanka.

12 - EGITO

- GAMMAAT - I - ISLAMI
Grupo extremista islâmico, localizado na província de Asyut ( norte). Grupo fundamentalista e terrorista, luta contra os grupos de islâmicos moderados que governam o Egito.

13 - JAPÃO

- EXÉRCITO VERMELHO JAPONÊS
Grupo radical japonês que não aceita a derrota japonesa na 2ª Guerra Mundial. A mídia ocidental divulgou a notícia de que esse grupo teria assumido a autoria do atentado terrorista a Nova York, como vingança às bombas em Hiroxima e Nagazaki em 1945.

14 - SIRIA

- HEZBOLAH
Grupo radical libanês que luta contra a ocupação israelense no sul do Líbano. Esse grupo é sustentado principalmente pela Síria - Grupo islâmico.

15 - TURQUIA

- PKK - ( PARTIDO DOS TRABALHADORES DO CURDISTÃO ) Grupo radical que luta pela formação do Estado Curdo. Território que abrangeria áreas dos seguintes países: Turquia, Armênia, Iraque, Irã e Síria. Em 1999 foi preso o principal líder do PKK ( Abdullah Ocalan ).

16 - ITÁLIA

- BRIGADA VERMELHA - Grupo terrorista, comunista, que não concorda com os caminhos adotados pelo Partido Comunista Italiano, que inclusive, troca o vermelho, a foice e o martelo, pela rosa e as 15 estrelas, simbolizando os países da União Européia.
Em 1999, reivindica o assassinato de Massimo D'Antona, alto funcionário do Ministério do Trabalho. D'Antona era membro da DS (Democratas de Esquerda) ex-Partido Comunista.

17 - ISRAEL

- KACH

- KAHANE CHAI

18 - AFEGANISTÃO

- AL QAEDA - Seguidores de Bin Laden, acusado pela explosão de duas embaixadas americanas na África oriental ( Quênia e Tanzânia ) em 1998, matando 220 pessoas. Laden, assim como Sadam Hussen, também foi parceiro norte-americano no passado. Nos anos 80, Bin Laden e outros guerrilheiros islâmicos no Afeganistão, lutaram com dinheiro dos EUA, contra os soviéticos, que sustentavam o governo comunista no país.
O grupo AL Qaeda hoje é abrigado pelo regime Taleban.

19 - PAQUISTÃO

- HARAKAT UL-MUJAHEDIN

- HIZB UL-MUJAHEDIN

- JAMAAT UL-FUGRA

- LASHKAR-E-TOIBA

20 - ARGÉLIA

Depois do Golpe que bloqueou o processo eleitoral em janeiro de 1992 e da condenação da FIS ( Frente Islâmica de Salvação) à ilegalidade, a Argélia vive em guerra civil. Os movimentos islâmicos armados não cessam de multiplicar atentados e assassinatos. Em resposta o governo prende e executa os adversários.

O GIA ( Grupo Islâmico Armado ) luta contra a "fossilização" do poder, ou seja, contra o governo instituído.

21 - CAMBOJA

- KHMER VERMELHO - Grupo guerrilheiro que luta para desestabilizar os governos do Camboja.
Chegou a fazer parte de governos na década de 80.
Em 1999 os 4300 remanescentes do grupo rendem-se. Um acordo entre o Camboja e a ONU determina a criação de um tribunal para julgar os líderes do KHMER VERMELHO por crimes contra a humanidade.

IMPÉRIO KHMER - Monarquia absolutista que floresce entre os séculos IX e XII e ocupava a região onde fica atualmente a Tailândia, o Laos e o sul do Vietnã. Com as invasões vietnamitas e siamesas, os domínios Khmer acabaram nos últimos dois séculos se resumindo a região do Camboja. O Khmer Vermelho lutava para "resgatar" essa cultura.

22 - EUA

- SUPREMACIA BRANCA - Organizações paramilitares racistas de extrema direita que atuam nos EUA e defendem a "supremacia branca". Um dos seguidores dessa organização seria Timothy James McVeigh, responsável pelo atentado de Oklahoma, onde morreram 168 pessoas em . McVeigh foi executado em julho deste ano.

AL-QAEDA
Grupo terrorista liderado por Osama Bin Laden, com tentáculos e movimentos aliados em diversas partes do mundo. Em árabe, significa "a base".

JIHAD
Embora traduzida geralmente como "guerra santa", muitos muçulmanos alegam que na verdade se trata de "um esforço para chegar a Alá". Guerrilhas utilizam versos que falam de jihad para justificar violência.

MADRASSA
Escola pública onde se ensina o Alcorão.

SHARIA
"O caminho". Designa-se os preceitos islâmicos. Os países fundamentalistas a aplicam com rigor. TALIBÃ
É formado por muçulmanos sunitas que, na década de 80 foram armados e treinados, com apoio do EUA, para se livrar da invasão soviética

ULEMÁ
Sábio da religião muçulmana, independentemente do poder político.

MULA
Na religião xiita, em vigor no Irã, é a pessoa que acumula poderes espirituais e religiosos. Está abaixo do aiatolá.