"O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir." Milton Santos - Geógrafo..

terça-feira, 17 de agosto de 2010

KOSOVO

Tribunal da ONU declara que independência de Kosovo não foi ilegal

Kosovo celebrou o primeiro aniversário de sua declaração unilateral de independência em 2009 pelas ruas de Pristina (foto: AFP)
Kosovo é considerado por Belgrado uma província da Sérvia


A Corte Internacional de Justiça, o principal órgão judicial da ONU, anunciou nesta quinta-feira que não considera ilegal a declaração unilateral de independência de Kosovo em relação à Sérvia, anunciada em 2008.
O tribunal em Haia, na Holanda, analisou a alegação da Sérvia de que a declaração de Kosovo, considerada por Belgrado uma província sérvia, violou sua integridade territorial.
Ao se dirigir à corte, o presidente do tribunal, Hisashi Owada afirmou que a lei internacional "não contém proibição aplicável" à declaração de independência de Kosovo.
"(A corte) conclui que a declaração de independência em 17 de fevereiro de 2008 não viola a lei internacional geral", acrescentou.

Apoio
A decisão da Corte Internacional de Justiça não tem efeito vinculante – os países da ONU não são obrigados a levá-la em consideração -, mas ela poderá ajudar Kosovo a conseguir um reconhecimento maior.
Autoridades de Kosovo afirmaram que agora depende da Sérvia tratar o território como um Estado soberano. A Sérvia, por sua vez, afirmou que vai continuar defendendo sua soberania.
Os Estados Unidos e muitos países da União Europeia (entre eles Grã-Bretanha e os vizinhos Albânia e Croácia) apoiam a independência de Kosovo.
Após a declaração de independência, o Itamaraty disse que o Brasil iria esperar um parecer da ONU sobre o tema antes de assumir uma posição.
No entanto, uma fonte da diplomacia brasileira disse à BBC Brasil nesta quinta-feira que o país manterá sua posição de não reconhecer a independência de Kosovo, apesar do parecer da Corte Internacional de Justiça.
A justificativa, segundo o diplomata, é de que a resolução 1244 da ONU, de 1999 – que colocou o território sob administração das Nações Unidas – “ainda está em vigor”.
“A avaliação da Corte não é vinculante. E, além disso, a resolução 1244, principal arcabouço para o caso do Kosovo, teria de ser revista pelo Conselho de Segurança, o que não aconteceu”, disse o diplomata.
A posição brasileira mantém o país alinhado aos principais países emergentes, como Rússia e China, que não reconhecem a independência do Kosovo.
Até o momento, 69 dos 192 países membros da ONU são favoráveis a um reconhecimento.
E, de acordo com o correspondente da BBC em Belgrado Mark Lowen, outros países com problemas de separatismo poderão receber a decisão desta quinta-feira com preocupação.
Mais cedo, o comandante da força de paz da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) disse que há dez mil homens de prontidão no caso de qualquer violência resultante da decisão.
"Não temos qualquer indício de nervosismo ou de possível ameaça na região", disse o general alemão Markus Bentler, da Força de Proteção de Kosovo, K-for.

História
As forças sérvias foram expulsas de Kosovo em 1999 após um bombardeio por forças da Otan que teve como objetivo dar fim à violenta repressão contra a população albanesa da então província - que constituía 90% dos dois milhões de habitantes de Kosovo.
Kosovo foi administrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) até fevereiro de 2008, quando seu parlamento, após uma votação, declarou a independência do país.
Acredita-se que algumas nações mudem suas posições depois da decisão da Corte Internacional de Justiça.
A Sérvia ainda considera Kosovo parte de seu território e questionou a legalidade da declaração de independência junto à ICJ, em Haia.
No início das deliberações, em dezembro de 2009, representantes da Sérvia argumentaram que a medida fere sua soberania e desrespeita a lei internacional.
Representantes de Kosovo, por sua vez, alertaram que qualquer tentativa de reverter a independência pode resultar em conflitos futuros.

Confrontos
Embora sem efeitos práticos imediatos, o parecer da corte servirá como um referencial para diplomatas que tentam estabelecer um relacionamento entre a Sérvia e Kosovo.
O impasse é um obstáculo às esperanças sérvias de entrada na União Européia e prejudica a capacidade de Kosovo de atrair investimentos estrangeiros.
Além disso, regiões da região norte de Kosovo continuam divididas entre albaneses e sérvios, gerando tensão e confrontos ocasionais.
"A primeira e mais importante consideração para qualquer governo democrático no mundo é a preservação de sua soberania e integridade territorial", disse o ministro das Relações Exteriores da Sérvia, Vuk Jeremic, à BBC.
"Esperamos que a corte não endosse a legalidade do ato unilateral de separação, porque se fizer isso, nenhuma fronteira em qualquer lugar no mundo onde existam ambições de separação estará segura".
Durante uma reunião com o primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, em Washington, na quarta-feira, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reafirmou o apoio integral do seu país "a um Kosovo independente, democrático, inteiro e multiétnico", segundo uma declaração da Casa Branca.

PAÍSES DA ONU

Países que integram a ONU estão na internet



Criada em 1945 para ajudar a promover o entendimento entre os povos, a Organização das Nações Unidas aparece sempre mais nos tempos de guerra, como os que o mundo vive hoje.

No fórum que é sua assembléia geral, falam representantes dos poderosos Estados Unidos e de pequenos e pobres países, como Serra Leoa.

Eles também estão presentes na internet, representados por páginas oficiais, turísticas ou mesmo de grupos oposicionistas.

Aqui, os 189 países membros da ONU dizem presente com uma página cada um e organizados em ordem alfabética. A data que acompanha o nome do país informa o dia em que ele se filiou à organização.

Foram selecionados sites que oferecem um panorama geral do país, trazendo de dados históricos e geográficos a informações culturais e turísticas. Alguns deles trazem belas imagens e arquivos de som.

Países representados pelo site oficial têm a indicação de qual é o órgão responsável pela produção da página —se é o governo federal, algum ministério ou embaixada.
DICA: use o google tradutor.

Afeganistão (19/11/1946) - o site traz, além de informações panorâmicas, uma seção dedicada à situação das mulheres no país, com indicações de livros e links: www.afghan-web.com

África do Sul (7/11/1945) - o site reúne aspectos variados do país, como governo e negócios, e específicos, como o turismo em Johannesburgo: www.southafrica.co.za

Albânia (14/12/1955) - graficamente simples, a página fala da política e da arte, por exemplo, no país: www.albania.co.uk

Alemanha (18/9/1973) - completo e sofisticado, o site traz uma vasta biblioteca com arquivos das principais publicações do país: www.germanyinfo.org

Andorra (28/7/1993) - o site oferece ao visitante um quadro geral do país, até mesmo com o preço do combustível: www.andorra.com

Angola (1/12/1976) - a página, apoiada pelo governo, traz textos sobre a missão da ONU no país e a relação com os EUA: www.angola.org

Antígua e Barbuda (11/11/1981) - a página do departamento de turismo das ilhas traz informações para quem quer ir para lá: www.antigua-barbuda.org/index.html

Arábia Saudita (24/10/1945) - o site explica como o Estado se organiza a partir do islamismo e como era o país antes do surgimento do islã: www.saudinf.com/main/000.htm

Argélia (8/10/1962) - em francês, o site reúne diretórios e links para assuntos variados, como sua posição geográfica e seus vizinhos: www.algeriainfo.com

Argentina (24/10/1945) - praticamente sem imagens, o site traz informações detalhadas sobre a composição do país e tem um link para lista de ONGs que atuam lá: www.latinsynergy.org/argentina.html

Armênia (2/3/1992) - além de trazer o quadro atual do país e links para notícias, a página oferece informações sobre o surgimento das antigas igrejas da região: www.armgate.com

Austrália (1/11/1945) - com versão em português, o site apresenta aventuras que o país oferece: www.aussie.net.au

Áustria (14/12/1955) - além de informações turísticas, o site traz dados de regiões e cidades, sem esquecer a importância da música na cultura local: www.alltravelaustria.com

Azerbaijão (9/3/1992) - o site traz uma lista de itens que falam desde o transporte público até a situação da saúde no país: www.azerb.com

Bahamas (18/9/1973) - site do governo da ilha traz informações sobre a cultura e a música do país: www.bahamas.com

Bahrein (21/9/1971) - o site oficial do país traz informações detalhadas de todos os membros do governo, além de estatísticas: www.bahrain.gov.bh/english/index.asp

Bangladesh (17/9/1974) - o portal do país traz notícias atualizadas diariamente, links para sites das universidades e até dados da culinária local: www.bangladesh.net

Barbados (9/12/1966) - a página traz informações sobre a arte, a arquitetura e a história da ilha, além de uma seção de fotos: www.barbados.org

Belarus (24/10/1945) - o site traz um texto que explica os efeitos de Tchernobil na população e link para página de MP3 com música eletrônica produzida por DJs locais: www.belarusguide.com/main

Bélgica (27/12/1945) - site oficial, traz links para as páginas de todos os ministérios. Também traz notícias e informações turísticas: http://belgium.fgov.be/en_index.htm

Belize (25/9/1981) - reúne links que informam sobre a situação local, com notícias e fórum de discussões: www.belize.net

Benin (20/9/1960) - em francês, o site oficial do país é simples, mas traz informações gerais sobre a atuação do governo: http://planben.intnet.bj

Bolívia (14/11/1945) - página com reunião de links que cobrem finanças, negócios, turismo, governo e outros dados: www.bolivia.com/Bolivia_en_internet

Bósnia-Herzegóvina (22/5/1992) - no site do Ministério das Relações Internacionais há um longo texto sobre a prevenção do terrorismo no país: www.mvp.gov.ba/Index_eng.htm

Botsuana (17/10/1966) - o site do governo do país traz links para ministérios e informações turísticas: www.gov.bw/home.html

Brasil (24/10/1945) - o site traz informações oficiais sobre a atuação do governo FHC: www.brasil.gov.br

Brunei (21/9/1984) - a página do governo descreve a filosofia nacional, que explica o porquê de o país ter o sultanato islâmico como sistema de governo: www.brunei.gov.bn/index.htm

Bulgária (14/12/1955) - portal sobre o país com notícias atualizadas diariamente e uma reunião de links para sites búlgaros: www.online.bg/DefaultUS.asp

Burkina Fasso (20/9/1960) - o site oferece textos sobre a relação desse com os outros países do mundo: www.primature.gov.bf

Burundi (18/9/1962) - as informações gerais estão no item Datos. Os cinéfilos podem checar os filmes produzidos no país no link Enlaces Burundi: http://burundi. freeservers.com

Butão (21/09/1971) - o site traz informações gerais, principalmente turísticas: www.bootan.com

Cabo Verde (16/9/1975) - traz uma lista de endereços de sites cabo-verdianos: www.umassd.edu/specialprograms/
caboverde/capeverdean.html


Camboja (14/12/1955) - o site traz um perfil do país, com informações que vão da geografia à educação: www.newafrica.com/cameroon

Camboja (14/12/1955) - o site reúne notícias da imprensa internacional sobre o pais e artigos sobre a política local: www.camweb.org

Canadá (9/11/1945) - o site oficial do país traz links para as páginas das dez províncias e dos dois territórios: http://canada.gc.ca

Cazaquistão (2/3/1992) - um pouco confusa, a página traz ícones sem identificação, que levam a informações sobre o país: www.kz/firstrus.html

Chade (20/9/1960) - o site traz informações sobre aspectos como agricultura, pequenas e médias empresas e saúde no país: www.ensmp.fr/§scherer/adminet/world/td

Chile (24/10/1945) - notícias sobre o governo estão no site oficial do Chile, onde há discursos do presidente Ricardo Lagos Escobar: www.gobiernodechile.cl

China (24/10/1945) - além do panorama geral, o site tem link para informações sobre investimentos no país: www.china.org.cn/english/index.htm

Chipre (20/9/1960) - o site dedica uma seção à invasão turca que ocorreu no país em 1974: www.pio.gov.cy

Cingapura (21/9/1965) - com bonitas imagens das celebrações populares do país, o site traz um calendário dos feriados nacionais, além de dados gerais: www.sg

Colômbia (5/11/1945) - feito por alunos da Universidad de los Andes, o site procura explicar a situação atual da Colômbia de forma didática: www.uniandes.edu.co/Colombia/IndiceColombia.html

Congo (Brazzaville) (20/9/1960) - o site reúne links para páginas que trazem informações sobre o país, além de dados culturais e lista de ONGs que atuam lá: www.congoweb.net/congo/econgo.html

Congo (ex-Zaire) (20/9/1960) - além de informações sobre a política e a economia do país, o site traz uma lista de provérbios locais: www.congonline.com

Coréia do Norte (17/9/1991) - o site traz uma seção dedicada à questão da unificação. O texto informa que há um muro dividindo as Coréias do Norte e do Sul: www.korea-dpr.com/menu2.htm

Coréia do Sul (17/9/1991) - na mesma direção do site da Coréia do Norte, o da Coréia do Sul traz uma seção de notícias sobre o possível processo de unificação: www.korea.net

Costa do Marfim (20/9/1960) - o site traz dados sobre cultura, educação e política, além de links para as instituições assistencialistas locais: www.ci.refer.org

Costa Rica (2/11/1945) - a página reúne dados gerais sobre o país e traz uma seção de informações para quem quer se aposentar e ir para lá: www.costarica.com

Croácia (22/5/1992) - o site oferece informações sobre os sistemas de telefonia, rádio e TV: www.hr/index.en.shtml

Cuba (24/10/1945) - em espanhol, a página traz dados gerais sobre o país e links para portais regionais: www.ceniai.inf.cu

Dinamarca (24/10/1945) - a página oficial de informações turísticas traz dados sobre a cultura viking: www.denmark.dt.dk

Djibuti (20/9/1977) - em francês, o site tem seção com músicas da cultura local e oferece também sala de bate-papo: www.republique-djibouti.com

Dominica (18/12/1978) - a página reúne informações sobre o país, da fauna e da flora à condição climática: www.delphis.dm/home.htm

Egito (24/10/1945) - o internauta deve rolar até o fim da página para encontrar o texto nesse confuso site, que traz uma grande variedade de informações sobre o país, com fotos e links para publicações locais: www.sis.gov.eg

El Salvador (24/10/1945) - o site traz informações sobre a indústria e comércio locais, além de dados sobre a cultura e o governo: www.sv

Emirados Árabes Unidos (9/12/1971) - o site funciona como uma central de guias do país: www.uae.org.ae

Equador (21/12/1945) - além de informações gerais, o site traz um texto explicando o processo de dolarização da economia local: www.ecuador.org

Eritréia (28/5/1993) - simples, o site reúne os principais dados sobre o país, como forma de governo e geografia: www.eritrea.org/EIB/control/main.html

Eslováquia (19/01/1993) - a página traz sete seções que cobrem os principais assuntos no país, como sociedade, cultura, governo e história: www.slovakia.org

Eslovênia (22/5/1992) - com belas imagens, o site traz informações gerais sobre o país: www.slove nia-tourism.si

Espanha (14/12/1955) - site que reúne informações como costumes sociais do país: www.spaintour.com/indexe.html

Estados Unidos da América (24/10/1945) -graficamente simples, o site governamental traz links para os mais variados assuntos ligados ao país: http://usinfo.state.gov/usa/infousa

Estônia (17/9/1991) - boa lista de links que oferecem ao internauta um panorama geral do país: www.ciesin.ee/ESTCG

Etiópia (13/11/1945) - site desenvolvido pela embaixada do país em Washington informa como conseguir visto para visitá-lo: www.ethiopianembassy.org/index.shtml

Fiji (13/10/1970) - traz destaques de notícias internacionais: www.fiji. gov.fj

Filipinas (24/10/1945) - funciona como um diretório de sites relacionados ao país: www.philippines.com

Finlândia (14/12/1955) - reúne informações do país, de religião a mídia, passando pela política externa do país: www.finland.org/facts.html

França (24/10/1945) - o site tem seção dedicada às crianças e outra com dados organizados em ordem alfabética: www.info-france-usa.org

Gabão (20/9/1960) - o site traz informações sobre a cultura e os negócios no país, além de uma seção de links para outras páginas: www.gabon-net.com/english

Gâmbia (21/9/1965) - além das informações gerais e do conteúdo noticioso, o site traz oportunidades de investimentos no país: www.gambia.com

Gana (8/3/1957) - abrangente, o site traz páginas de universidades e de comidas típicas: www.ghanaweb.com/GhanaHomePage/index.php

Geórgia (31/7/1992) - diretório de sites sobre o país: www.georgia.net.ge

Granada (17/9/1974) - o site traz informações turísticas, como dicas para quem quer se casar na ilha: www.grenada.org

Grécia (25/10/1945) - diretório de sites sobre o país, com ênfase em informações turísticas: www.gogreece.com

Guatemala (21/11/1945) - seções de links trazem dados interessantes, como o alfabeto de hieróglifos maias, no item Maya translator: www.guatemalaweb.com

Guiana (20/9/1966) - o site traz, entre outras, uma seção sobre o folclore do país: www.guyanetourisme.com/en/Default.htm

Guiné (12/12/1958) - com visual agradável, o site oficial do governo traz dados políticos e uma seção que descreve o país: www.guinee.gov.gn

Guiné-Bissau (17/9/1974) - há uma seção de links dedicada às recentes acusações de violação dos direitos humanos no país: http://oak.cats.ohiou.edu/§hawthorn/guinea.html

Guiné-Equatorial (12/11/1968) - a página traz documentos sobre a violação dos direitos humanos no país, assim como a de Guiné-Bissau: www.afrol.com/Countries/EquatorialGuinea/
equatorial_gui nea.htm


Haiti (24/10/1945) -o site traz um panorama do país, com dados sobre governo, cultura e economia: www.discoverhaiti.com

Holanda (10/12/1945) - o site é voltado para turistas, traz lista de atrações do país, além de informações sobre a cultura local: www.visitholland.com

Honduras (17/12/1945) - reúne sites sobre o país e traz um perfil com mapa, bandeira, hino e outros dados: www.honduras.com

Hungria (14/12/1955) - traz uma seção dedicada à culinária húngara e à cultura local e outra com mapas: www.hungary.org/users/hipcat

Iêmen (30/9/1947) - site com links para dados gerais e governamentais, além de trazer endereços de páginas de iemenitas: http://members.aol.com/yalnet/ yemen.htm

Ilhas Comores (12/11/1975) - site simples traz perfil do país, com dados demográficos e sobre o governo: www.comorosprofile.com

Ilhas Salomão (19/9/1978) - o site sobre o país, que foi apelidado de "Pérola do Pacífico", apresenta informações sobre as principais atrações turísticas do local: www.solomons.com

Índia (30/10/1945) - o site traz lista de monumentos importantes, festivais populares e, também, dados sobre a organização do país: www.tourindia.com/htm/homepage.htm

Indonésia (28/09/1950) - bonito site traz informações sobre o país e sobre acomodações para turistas, além de calendário dos principais eventos locais: www.tourismindonesia.com

Irã (24/10/1945) - o site traz imagens e explica a origem da nação: http://oznet.net/iran/frames3.htm

Iraque (21/12/1945) - traz informações gerais e seção dedicada aos curdos: www.geocities.com/iraqinfo

Irlanda (14/12/1955) - além de trazer a história e os símbolos do país, o site permite que o usuário procure antepassados irlandeses: www.ireland-information.com

Islândia (19/11/1946) - site reúne todo tipo de informação sobre o país, com belas fotos: www.iceland.org

Israel (11/5/1949) - a página, além de oferecer informações sobre o país, explica diferenças entre religiões: www.israel.com

Itália (14/12/1955) - site simples, que reúne informações sobre vários temas, como história e economia: www.mi.cnr.it/WOI

Iugoslávia (1/11/2000) - o site traz uma interessante seção sobre as instituições científicas e assistencialistas do país: www.yu

Jamaica (18/9/1962) - traz dados sobre a cultura local, como culinária e folclore: www.jamaicans.com

Japão (18/12/1956) - reúne links para sites sobre o país, nas quais há informações sobre política, cultura e sociedade: http://jin.jcic.or.jp

Jordânia (14/12/1955) - o site do serviço de informação nacional do país traz dados sobre o governo: www.nic.gov.jo/nis2.html

Kiribati (14/9/1999) - confira os selos do país e participe de discussões: www.tskl.net.ki/kiribati

Kuait (14/5/1963) - além de informações gerais, a página traz uma seção que conta a história da Guerra do Golfo: www.kuwaitinfo.org/Home/home.html

Laos (14/12/1955) - conheça a cultura do país nesse site repleto de imagens: www.laogate.com/html/english/salaphanhongeng.html

Letônia (17/9/1991) - traz guia completo para quem visita o país, com dicas de resorts e hotéis: www.latviatravel.com

Lesoto (17/10/1966) - perfil do país com dados sobre o ecossistema local e a cultura lesota: www.africa-insites.com/lesotho/travel/frameset.htm

Líbano (24/10/1945) - site oficial traz perfil do país, com informações variadas, e do primeiro-ministro dessa república parlamentarista: www.lebanon-tourism.gov.lb

Libéria (2/11/1945) - guia turístico com informações gerais e dicas para a vida noturna no país: www.mytravelguide.com/countries/liberia

Líbia (14/12/1955) - o site traz informações sobre a infra-estrutura do país, além de um rápido perfil cultural do povo líbio: http://libanis.net/c/ly/guide.shtml

Lituânia (17/9/1991) - Lituânia (17/9/1991) - o site traz informações sobre a família real desse principado parlamentarista, além de tratar do mercado artístico e de vários outros temas: www.news.li

Lituânia (17/9/1991) - o site traz link para que o internauta escute o hino do país; além disso, há vasto material sobre a cultura de lá, como um link que comenta a influência judaica nos costumes locais: www.ktl.mii.lt

Luxemburgo (24/10/1945) - além de trazer as informações oficiais desse grão-ducado parlamentarista, a página traz um diretório de sites do país, com links para dados culturais e esportivos, entre outros: www.luxembourg.lu

Macedônia (8/4/1993) - simples e organizado, o site cobre todos os assuntos do país, além de trazer uma seção de músicas locais em MP3: www.macedonia.org

Madagascar (20/9/1960) - além de trazer todo tipo de informação sobre a ilha, oferece um detalhado mapa do país, que pode ser ampliado e visto por região: www.madagascar-guide.com

Malásia (17/9/1957) - guia com seções curiosas, como a de costumes locais, além de outra que ensina frases úteis, como "sa ma sa ma", que quer dizer "obrigado": http://asiatravel.com/malinfo.html

Maláui (1/12/1964) - quase sem recursos gráficos, a página oferece dados sobre vários aspectos do país: www.africanet.com/africanet/country/
malawi/default.htm


Maldivas (21/9/1965) - a página, basicamente direcionada a turistas, traz informações sobre a natureza preservada no local: www.visitmaldives.com

Mali (28/9/1960) - há uma seção dedicada à música e à dança do país, além de teste de conhecimentos sobre o local: www.ontheline.org.uk/
explore/journey/mali/malindex.htm


Malta (1/12/1964) - site oficial do governo dessa república parlamentarista, com seção de fotos e vasto material sobre o país: www.magnet.mt

Marrocos (12/11/1956) - além de trazer dados sobre o país, a página oficial tem seção dedicada a marroquinos que moram em outros países: www.mincom.gov.ma/english/e_page.html

Maurício (24/4/1968) - traz informações gerais sobre o governo e a economia, além de links para as principais publicações noticiosas: www.mauritius-info.com

Mauritânia (7/10/1961) - um longo texto traz informações sobre o país, como sua geografia e sistema de governo: http://maxpages.com/mauritania

México (7/11/1945) - além de informações sobre o país, o site informa sobre as festas populares, como o Dia dos Mortos, espécie de Halloween mexicano: www.mexonline.com

Mianmar (19/4/1948) - reúne informações gerais sobre o país e traz guia das principais cidades: www.myanmar-travel.com

Micronésia (17/9/1991) - o belo site traz informações basicamente turísticas, com bonitas imagens: www.visit-fsm.org

Moçambique (16/9/1975) - além de traçar um panorama geral sobre o país, o site traz dados sobre a popularização da informática por lá: www.mozambique.mz

Moldova (2/3/1992) - reúne links para os principais sites o país, como o do governo, o guia turístico e outro que traz dados básicos: www.moldova.org

Mônaco (28/5/1993) - traz informações sobre a história, as tradições religiosas e populares e as atividades científicas, entre outras seções: www.monaco.mc/monaco/index.html

Mongólia (27/10/1961) - ainda em construção, reúne informações gerais sobre o país: www.halcyon.com/mongolia/welcome.html

Namíbia (23/4/1990) - o site mostra os símbolos do país e os pontos turísticos, com belas fotos: www.grnnet.gov.na/intro.htm

Nauru (14/9/1999) - basicamente turístico, o site traz uma seção sobre o estilo de vida nessa república parlamentarista: www.pacificislandtravel.com/nauru/introduction.html

Nepal (14/12/1955) - o site reúne todo tipo de informação sobre o Nepal. Não deixe de conferir a seção de fotos, que reúne imagens de várias fontes diferentes: www.infonepal.com/firstpage

Nicarágua (24/10/1945) - guia turístico sobre o país, com belas imagens: www.intur.gob.ni

Níger (20/9/1960) - o site, direcionado para o turismo, traz informações sobre a cultura, a comida e a economia local, entre outras: www.world66.com/Page.Asp?Loc=232&Sec=60

Nigéria (7/10/1960) - após a seção de notícias, que fica no topo da página, há seções de informações sobre o país: http://odili.net/nigeria.html

Noruega (27/11/1945) - o site é um tipo de central de informações sobre o país: www.norway.org

Nova Zelândia (24/10/1945) - o destaque do site é a seção de tour virtual, que mostra ao internautas as principais atrações do país: http://nz.com

Omã (7/10/1971) - a página foi criada pelo Centro de Estudos do Omã, da Alemanha, e traz informações e lista de links para sites sobre o país: www.oman.org

Palau (15/12/1994) - o site traz muitas imagens sobre o país, além de mostrar os principais pontos turísticos: www.visit-palau.com

Panamá (13/11/1945) - o completo site é dividido em quatro seções: hotéis, atrações, negócios e informações gerais: www.panamainfo.com/in

Papua-Nova Guiné (10/10/1975) - além de informações sobre o país, o site traz seção de chat, fórum e cartões postais: www.niugini.com

Paquistão (30/9/1947) - reúne informações gerais, diretório de links para outros sites e, ainda, dedica uma seção à questão da Caxemira: www.pak.org

Paraguai (24/10/1945) - o site traz muitas seções sobre o país, entre elas uma que conta como é mudar-se para lá: www.escapeartist.com/paraguay/paraguay.htm

Peru (31/10/1945) - diretório de páginas sobre o Peru, com eficiente sistema de busca: www.rcp.net.pe

Polônia (24/10/1945) - traz seção sobre história, com capítulo dedicado à Segunda Guerra Mundial e outra dedicada às minorias do país, como ciganos e judeus: http://poland.pl

Portugal (14/12/1955) - seções dedicadas a turismo, negócios e comércio: www.portugal.org

Qatar (21/9/1971) - o site traz uma seção dedicada ao petróleo, elemento fundamental na economia do país: www.qatar-info.com

Quênia (16/12/1963) - o site traz notícias e outras seções, como a que traz dados sobre o povo local e suas 70 etnias: www.kenyaweb.com

Quirguistão (2/3/1992) - reúne informações sobre o país, sobre o governo e sobre o povo quirguiz: http://eng.gateway.kg

Reino Unido (24/10/1945) - o site reúne informações sobre o país e sobre o ensino de inglês. Não traz dados sobre a Irlanda do Norte: www.britishcouncil.org

República Centro-Africana (20/9/1960) - simples, a página traça um panorama geral do país: www.venus.dti.ne.jp/§tee/index.e.html

República Dominicana (24/10/1945) - dedicada ao turismo, a página traz informações sobre o país e sobre acomodações: www.dominicana-sun.com

República Tcheca (19/1/1993) - o site conta a história do país e tem uma interessante seção sobre celebridades tchecas do século 20: www.czech.cz

Romênia (14/12/1955) - a página, feita por estudantes norte-americanos, traz informações detalhadas sobre a Romênia e tem um visual agradável: http://students.missouri.edu/romsa/romania

Ruanda (18/9/1962) - o site traz conteúdo noticioso sobre o país, além de dados gerais: www.rwanda.net

Rússia (24/10/1945) - o site traz um guia para o internauta tentar entender o alfabeto russo na seção dedicada ao idioma do país: www.themoscowtimes.com/travel

Samoa (15/12/1976) - no item Come to Samoa, há dados gerais sobre o país e suas atrações turísticas: www1.visitsamoa.ws/home.htm

San Marino (2/3/1992) - o curioso texto inicial do site conta que nesse país não há McDonald's, Burger King ou Gap: http://inthenet.sm/rsm/intro.htm

Santa Lúcia (18/9/1979) - site oficial do país, traz bela seção de fotos, além de dados turísticos: www.stlucia.org

São Cristóvão e Névis (23/9/1983) - além de informações turísticas, o site coloca o internauta a par da missão da ONU que atua no país: www.stkittsnevis.org

São Tomé e Príncipe (16/9/1975) - em francês, o site traz seção sobre o cacau e o chocolate, importantes elementos da cultura e da economia locais: www.multimania.com/saotome/saotome.html

São Vicente e Granadinas (16/9/ 1980) - traz informações sobre o país e a prática de esportes aquáticos, bastante difundida no local: www.svgtourism.com

Senegal (28/9/1960) - além das informações sobre turismo, economia e cultura, o site traz uma seção dedicada às mulheres do país: www.senegal-online.com

Serra Leoa (27/9/1961) - traz informação sobre a cultura local, com lista de provérbios, além de falar de política, conflitos da região e entidades assistencialistas que atuam ali: www.sierra-leone.org

Seychelles (21/9/1976) - basicamente turístico, o site reúne informações sobre o local e traz seção com leis para quem deseja se casar na ilha: www.sey.net

Síria (24/10/1945) - site oficial do Ministério da Informação do país. Há seções que trazem dados gerais e links para conteúdo noticioso: www.moi-syria.com

Somália (20/9/1960) - página simples, com o perfil do país, traz interessante seção de escritores locais: www.newafrica.com/somalia

Sri Lanka (14/12/1955) - o site reúne seções como educação, governo, cultura e esportes. Na última, há links sobre críquete, esporte bastante praticado no local: www.lk

Suazilândia (24/9/1968) - o site traz três grandes seções: informações gerais, turísticas e culturais. Na primeira, ensina palavras básicas no idioma local, o suazi, como "ngiyabonga", que quer dizer "obrigado": www.mintour.gov.sz

Sudão (12/11/1956) - traz informações detalhadas, entre elas a explicação do significado das cores e formas da bandeira do país: www.sudan.net

Suécia (19/11/1946) - traz muitas seções interessantes, uma delas dedicada às invenções feitas no país, como a dinamite. Outra traz celebridades suecas, como o grupo Abba: www.sverigeturism.se/smorgasbord

Suriname (4/12/1975) - reúne seções e links para outros sites que trazem informações variadas sobre o país: www.surinam.net

Tadjiquistão (2/3/1992) - bastante informativo, o site sobre o país, envolvido nos conflitos do Afeganistão, traz estatísticas e números como taxa de alfabetização: www.tajikstan.com

Tailândia (16/12/1946) - diretório de sites sobre o país, traz dados sobre turismo, compras e exportação: www.thailand.com

Tanzânia (14/12/1961) - site oficial, traz seções sobre várias áreas, como alimentação, esportes e comunicação: www.tanzania.go.tz/index2E.html

Togo (20/9/1960) - além de dados gerais, o site oficial do país traz uma seção sobre o desenvolvimento econômico local e outra com números e estatísticas: www.afrika.com/togo

Tonga (14/9/1999) - traz uma interessante seção de convicções locais que trata de cristianismo, família, escola e agricultura: www.tongatapu.net.to

Trinidad e Tobago (18/9/1962) - além das seções com dados gerais, o site tem um calendário que traz as datas do Carnaval, tradicional no país, até 2009: www.visittnt.com/General

Tunísia (12/11/1956) - sofisticado, o site traz seções sobre temas variados. Uma delas trata dos direitos civis da mulher: www.tunisia online.com

Turcomenistão (2/3/1992) - simples, o site traz informações gerais e uma seção sobre a religião oficial, o islamismo sunita: www.turkmenistan.com

Turquia (24/10/1945) - além de informações turísticas, o site traz sistema de busca para páginas do país: www.turkey.com

Tuvalu (5/9/2000) - o site traz um texto sobre a invasão do país durante a Segunda Guerra Mundial e os efeitos desse episódio: www.tuvalu.f2s.com

Ucrânia (24/10/1945) - traz informações interessantes sobre a riqueza do solo local e sobre a produção de açúcar no país, elemento importante na economia local: www.ukraine.org

Uganda (25/10/1962) - o site traz informações gerais e um guia para quem quiser fazer safaris no local: www.imul.com/uganda

Uruguai (18/12/1945) - traz todo tipo de informação, além de notícias atualizadas diariamente e guias comercial e cultural: www.uruguay.com

Uzbequistão (2/3/1992) - traz notícias sobre o país que foram destaque na imprensa internacional, além de dados gerais: www.eurasianet.org/resource/ uzbekistan/index.shtml

Vanuatu (15/9/1981) - na seção sobre o povo local, há um texto explicando a variedade de influências na cultura do país: www.vanuatu.net.vu

Venezuela (15/11/1945) - portal sobre o país, traz notícias, além de seções que contam a história e a cultura locais: www.mipunto.com/venezuelavirtual

Vietnã (20/9/1977) - reúne links para os mais variados assuntos sobre o país, de sites governamentais a agências de notícias locais: http://home.vnn.vn/index_e.html

Zâmbia (1/12/1964) - links para sites do governo, de embaixadas e para seções sobre a história, economia e outros aspectos do país: www.memeza.com/zambia

Zimbábue (25/8/1980) - traz texto explicando a importância da mineração para a economia zimbabuana: www.zimbabwe.8m.com